A telefonia VoIP é uma tecnologia que permite a comunicação entre pontos de contato diferentes a partir da internet. Com a telefonia VoIP é possível se comunicar a partir de um computador, smartphone, tablet e qualquer outro dispositivo de comunicação que esteja conectado à internet.
As chamadas realizadas por meio da tecnologia VoIP podem acontecer em qualquer lugar do mundo, sem o custo de uma ligação internacional. Essa é uma das maiores vantagens dessa tecnologia, a telefonia VoIP reduz os custos para a empresa e elimina os obstáculos na comunicação.
Neste artigo, você vai conhecer mais sobre a telefonia VoIP, confira!
Quais são as diferenças entre a telefonia VoIP e a telefonia IP
A telefonia VoIP e a telefonia IP fazem parte do mesmo universo e são utilizadas em ambientes comerciais, porém são diferentes em alguns aspectos. Na telefonia VoIP (Voice over IP – Voz sobre IP), os dados analógicos são convertidos em dados digitais. Isso acontece por meio de um router – um dispositivo que envia a informação da internet – e de uma rede IP.
A comunicação é controlada por meio de um sistema PABX (Private Branch Exchange), uma central que funciona como um operador. A rede é integrada a uma só interface, que reúne todos os ramais em um só número e permite o tráfego de voz em formato digital.
A telefonia IP também faz a conversão dos dados analógicos em dados digitais, mas é o próprio telefone IP que cuida desse processo. Ou seja, nesse caso, é preciso ter um aparelho de telefone específico, conectado diretamente a rede de internet da empresa.
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Benefícios da telefonia VoIP para sua empresa
Empresas que investem na telefonia VoIP conseguem ter mais qualidade de voz em suas ligações, mas manter um investimento muito menor do que o necessário para manter uma infraestrutura de telefonia IP. Esses não são os únicos benefícios, a seguir você vai conferir outros exemplos de vantagens para as empresas que utilizam essa tecnologia.
Mobilidade
A telefonia VoIP não depende de um aparelho telefônico fixo específico, é possível utilizar a central telefônica em qualquer dispositivo móvel com acesso à internet. Dessa forma, a tecnologia proporciona mais mobilidade, permitindo que os usuários consigam se comunicar a partir de qualquer lugar.
É uma solução que facilita a comunicação entre times que trabalham de forma remota, equipes de campo, profissionais de vendas que estão sempre se locomovendo entre outros que estão ou não no escritório.
Integração entre sistemas
O VoIP facilita a integração entre diversos sistemas utilizados pela empresa. É possível conectar a tecnologia a soluções como softwares de CRM, vendas, ERP etc. Os times trabalham de forma mais integrada e conectados com todos os recursos necessários para executarem suas tarefas.
Otimização de recursos
A infraestrutura de uma rede de telefonia VoIP é menor do que a de um modelo tradicional. A redução se deve ao número de aparelhos telefônicos que é dispensado, pois cada pessoa pode usar um dispositivo móvel que já utiliza, como o próprio computador da empresa.
Além disso, não é necessário instalar redes complexas que utilizam metros e mais metros de cabos e fios para fazer com que a comunicação seja possível.
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Como escolher a melhor solução de telefonia VOIP
Alguns sinais revelam que as empresas precisam investir em novas soluções para continuarem crescendo de forma saudável e escalável. Um deles é o custo com reparos e manutenções do sistema telefônico. Outro são os custos com as ligações interurbanas e roaming. Além disso, também é preciso avaliar quais obstáculos são enfrentados na comunicação.
Se a sua empresa lida com esses cenários, já é hora de mudar sua estrutura telefônica. Mas como escolher a melhor solução de telefonia VoIP para o seu negócio? A solução precisa atender a alguns requisitos que vão garantir um bom funcionamento da sua rede:
Atendimento de qualidade: no momento da cotação e avaliação das opções, observe como o fornecedor atende. Enquanto negocia, pesquise sobre a empresa na internet e veja o que outros clientes falam dela.
Prazo de portabilidade: a portabilidade em poucos dias evita que a sua rede de comunicação sofra com pausas que podem prejudicar a operação.
Recursos oferecidos no contrato: avalie o que o fornecedor oferece de produtos e serviços, além da infraestrutura da telefonia, como URA, número 0800, gravações de chamadas etc.
Equipamentos de qualidade: todos os recursos necessários para a sua infraestrutura devem ter qualidade comprovada. Além disso, a empresa pode oferecer algum tipo de suporte que ofereça mais segurança, como garantia de equipamentos e manutenção.
Recursos de fácil instalação e manutenção: a qualidade da entrega do serviço não pode se limitar à instalação. A manutenção dos equipamentos é fundamental para garantir o retorno sobre o investimento aplicado.
Além disso, outras facilidades devem ser garantidas pelo fornecedor. Veja as vantagens que você tem com os equipamentos Intelbras.
Fonte: Intelbras Blog