O telefone com ramal é uma solução que facilita a comunicação nas empresas e residências. Por meio desse recurso, é possível realizar e atender chamadas de uma única linha telefônica em aparelhos distintos, além de transferir a ligação de um para o outro, se estiverem em ambientes separados.
As empresas conseguem conectar até até sete ramais a uma mesma base principal, transferir ligações, fazer conferências, identificar e registrar chamadas e muito mais.
Dessa forma, facilitam a comunicação interna e externa, organizam seus processos, otimizam a gestão e economizam com um dos recursos que mais geram custos para o negócio: a telefonia.
Embora seja muito prática e eficiente, o telefone com ramal costuma gerar muitas dúvidas. Por isso, separamos as principais questões sobre telefone ramal e trouxemos as respostas. Confira!
10 principais dúvidas sobre telefone com ramal
O telefone com ramal é uma solução adotada por muitas empresas que atuam em diversos segmentos. No entanto, ainda gera dúvidas em gestores e profissionais que dependem da telefonia para realizar suas tarefas diárias.
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A seguir, você vai conferir as 10 dúvidas mais comuns quando o assunto é telefone com ramal e como escolher o melhor fornecedor.
1. É possível realizar e atender chamadas pelo ramal ou somente na base?
Ao receber a chamada, todos os telefones – principal e ramais – irão tocar juntos. Qualquer um deles pode ser atendido, desde que estejam registrados na mesma base e nenhuma chamada esteja em andamento ocupando a mesma linha.
Assim, se houver uma chamada e você estiver longe da base, pode atender de um ramal distante sem problemas.
Para realizar uma chamada, também é possível utilizar qualquer aparelho registrado na base, basta discar o número e pressionar a tecla verde.
2. O aparelho pode ser configurado para tocar somente na base ao receber chamadas?
É bastante comum que empresas se interessem pelo telefone com ramal para utilizá-lo em recepções, pequenos escritórios ou consultórios. Nesse caso, para que apenas a base toque ao receber a chamada, é preciso escolher um modelo de aparelho com essa função.
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Alguns modelos de telefone com ramal podem ser configurados para centralizar os três primeiros toques apenas na base. Se a chamada não for atendida dentro desse limite, os demais ramais passam a tocar também.
Uma central telefônica pode ser uma solução mais adequada para os casos em que é necessário centralizar as chamadas em um único telefone.
3. Se um ramal ficar fora do gancho, os outros ainda irão tocar?
Sim. Os aparelhos ramal são telefones sem fio. Portanto, mesmo que estejam fora da base carregadora, todos os demais telefones registrados irão tocar sempre que receber uma chamada.
4. É possível utilizar dois ramais ao mesmo tempo para chamadas diferentes?
A maioria dos aparelhos de telefone ramal possui entrada para apenas uma linha telefônica. Assim, quando uma chamada é atendida, na base ou em qualquer ramal, ela ocupa a linha e não é possível realizar ou receber outra ligação.
No entanto, caso haja outros dois telefones ramais, há a possibilidade de realizar comunicação interna por meio deles enquanto a linha está ocupada. Ou seja: enquanto um ramal fica ocupado em ligação externa, os outros dois podem se comunicar entre si, sem comprometer a linha.
Para atender duas ligações diferentes ao mesmo tempo, é necessário ter duas linhas telefônicas. Há modelos de aparelhos de telefone ramal que possuem entrada para duas linhas. Com eles, é possível realizar ou receber duas chamadas ao mesmo tempo, como por exemplo esse modelo sem fio que a Intelbras oferece.
5. Qual é a distância máxima entre a base e os ramais?
A distância máxima depende das características do ambiente em que os aparelhos serão utilizados. É importante considerar o tamanho e se há barreiras, por exemplo.
Em áreas fechadas e com interferência, o telefone com ramal funciona em uma distância de aproximadamente 50 metros entre o ramal e a base que recebe a linha telefônica. Já em áreas abertas, sem interferências e sem barreiras, em linha reta, a comunicação pode chegar a 300 metros. Ressaltando que essa distância é referente à base conectada com a linha.
6. É possível utilizar um telefone ramal em outra cidade?
Sim, é possível utilizar um ramal em outra localidade sem problemas, desde que a sua base e o seu ramal utilizem a tecnologia VoIP.
Com esse recurso, a comunicação é realizada pela internet. Essa é uma solução para empresas que precisam interligar o atendimento com as filiais, por exemplo.
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7. O ramal precisa estar conectado à linha telefônica e à energia?
Não. Apenas a base principal precisa estar conectada à linha telefônica e à energia. Os telefones ramais só precisam estar ligados à energia e registrados na base para receber e realizar ligações.
8. A identificação de chamada e a chamada em espera também funcionam no telefone ramal?
Esses serviços são da linha telefônica e não do aparelho. Por isso, funcionam tanto na base principal quanto nos ramais. Para utilizá-los, é necessário entrar em contato com a operadora contratada, verificar se está disponível e solicitar liberação.
9. Se tiver duas linhas telefônicas, com números diferentes, é possível registrar os mesmos telefones ramais nessas duas bases?
É possível, mas apenas alguns modelos de telefone ramal têm essa função. Alguns permitem o cadastro de um mesmo aparelho em até quatro bases distintas. Isso significa que o mesmo telefone ramal pode atender chamadas de linhas telefônicas e números distintos.
Outra solução para essa necessidade é uma base que permita conectar duas linhas telefônicas. Assim, todos os ramais cadastrados nesta base recebem chamadas das duas linhas.
Se configurados corretamente, os aparelhos ramais podem ser conectados a duas bases distintas, no entanto, ele se conecta apenas à base mais próxima – e automaticamente perde conexão com a mais distante. Além disso, é possível selecionar a base manualmente.
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10. Se alguém direcionar uma ligação da base para um ramal, poderá ouvir a conversa?
Não é possível ouvir a conversa a partir de outro aparelho, seja base ou ramal. A conversa só pode ser ouvida pelo aparelho que está atendendo a ligação – até que seja transferida para outro aparelho ou que seja acionada a opção de conferência.
Na opção de conferência, é possível incluir a ligação externa, o aparelho que atendeu a chamada e mais um outro ramal. Para isso, basta pressionar a tecla “int conf” durante 3 segundos e selecionar o ramal desejado.
Essas são as questões mais frequentes sobre telefones com ramal. Ainda ficou com alguma dúvida? Veja como escolher a melhor opção para sua empresa!
Fonte: Intelbras Blog